UNHEILIG - So Wie Du Warst

[postlink]http://rocknrollpost.blogspot.com/2012/03/unheilig-so-wie-du-warst.html[/postlink]http://www.youtube.com/watch?v=FgBBkEwGkxUendofvid[starttext]Unheilig [constantemente abreviado como UH] é uma banda de Neue Deutsche Härte / Gothic Rock fundada em 1999 na cidade de Aquisgrano, Alemanha.

É composta principalmente de Der Graf , que é o frontman da banda, de Licky e de Henning Verlage que apresentam-se com ele ao vivo. Recentemente a banda recrutou, para apresentações ao vivo, o baterista e percussionista Potti.

No ano de 2000, com o lançamento do single “Sage Ja!”, a banda alcançou certa popularidade nas boates do underground alemão, o que antecedeu o debut “Phosphor” em 2001, que possuía, além da sonoridade de clube, algumas composições mais obscuras.
A inovação aumenta com “Das Zweite Gebot”, no qual as músicas ganham maior desenvolvimento e mais elementos do rock. Para promover o álbum, o grupo faz uma turnê em 11 cidades européias e, já contando com certa popularidade, introduz um elemento curioso para o lançamento de EPs: propõem a votação no site para que os fãs escolham, do último álbum, as melhores faixas que ganharão versão especial no próximo EP da banda. Para cada álbum, portanto, há um EP com algumas faixas novas e versões especiais de outras. “Schutzengel EP” foi o primeiro do gênero, votado pelos fãs.
Simultaneamente ao lançamento de “Zelluloid” em 2004 a banda faz outra turnê européia durante a qual é ainda mais bem recebida. “Zelluloid” não é apenas um álbum com composições mais agressivas, quando não profundas, mas a “democracia” que a banda outorga aos fãs ao deixa-los escolher o conteúdo do próximo EP parece ter atraído novos ouvintes de igual forma. Tal popularidade é corroborada pelo lançamento de seu primeiro DVD em 2005, chamado “Kopfkino”, concomitante às primeiras apresentações na Rússia e na Espanha.
Após o fim da turnê já tinha próxima sua conclusão o álbum “Moderne Zeiten”, que é lançado em janeiro de 2006, cuja edição limitada esgotou rapidamente. É com esse mesmo álbum que a banda atinge patamares maiores dentro do cenário alternativo europeu tocando no Wacken Open Air e no Amphi Festival, também apresentando-se no M’era Luna em colaboração com o Project Pitchfork, o que veio a gerar o single “Ich Will Leben”. Isso gerou uma pequena tour com a banda durante a segunda parte de 2006.
Durante o ano de 2007 o UH faz poucas aparições concentrando-se no álbum “Puppenspiel” que viria a ser lançado no início de 2008. Lançado então, com boa aceitação por parte do público [o álbum figurou em 13º lugar na colocação oficial do país[2]], a banda toca em festivais de grande porte da cena alternativa como o M’era Luna, Zita-Rock ou a Wave Gothic Treffen, sendo lançado, após então, o segundo DVD da banda “Vorhang Auf!” cuja boa parte do conteúdo contém performances do então recém-lançado álbum.
No início de 2009 os álbums anteriores da banda “Phosphor”, “Das Zweite Gebot” e “Frohes Fest” são re-editados, ganhando nova arte nos booklets e a devida remasterização.

Já tendo sido anunciados em 2009, são lançados em 2010 o single “Geboren um zu leben” e o álbum “Grosse Freiheit”. Os dois marcam a entrada do Unheilig para um público maior; o single figurou em terceiro lugar nas paradas alemãs e em décimo terceiro nas austríacas[3].
Grosse Freiheit traz uma nova musicalidade, como é típico de cada novo álbum, uma variante de um estilo bem próprio. Der Graf decidiu investir em uma musicalidade mais pesada que pode lembrar Eisbrecher, Rammstein e outras bandas de NDH.

O estilo da banda não é algo que possa ser definido num rótulo, talvez em vários. É certo, contudo, que possuem um estilo próprio e fazem bastante uso do mesmo. A banda intercala músicas de certa doçura e atmosfera mais leve, dando maior prioridade ao sintetizador e a uma guitarra mais modesta, passando por um industrial-rock respeitável em outras, chegando até baladas de discoteca dançáveis. As letras são simples, no tocante à compreensão, mas possuem a candidez ou a mensagem necessária. Mister frisar, por último, que cada álbum tem sua própria temática.

fonte: last fm

A maior banda de rock do eixo Alemão, que são, Alemanha, Austria e Suíça, seu ultimo cd Grosse Freiheit lançado em 2010, vendeu mais de 2 milhões de cópias, sendo uma das maiores bandas de rock da Europa o que falta para o Unheilig e o sucesso fora do eixo dos 3 países citados.
[endtext]

3 comentários:

Fábio Alves disse...

Nunca ouvi falar, mas achei bem interessante.

eumacleamaral disse...

gostei do som dessa banda é um pouco diferente
mais de ótima qualidade,parabéns pelo post.

Diogo disse...

Parabéns pelo blog, mto bom!

Postar um comentário

 
Real Time Analytics