SONATA ARCTICA - I Have A Right

[postlink]http://rocknrollpost.blogspot.com/2012/05/sonata-arctica-i-have-right.html[/postlink]http://www.youtube.com/watch?v=sue_ufnvqcsendofvid[starttext]Sonata Arctica é uma banda da Finlândia de .

A banda foi fundada por Tony Kakko, Jani Liimatainen, Tommy Portimo e Pentti Peura na cidade de Kemi em 1996. Com o nome original de Tricky Beans, a banda tocava musicas que em sua maioria eram influenciadas por hard rock e pouco se aproximavam do power metal de hoje. Durante a sua pequena carreira, eles gravaram três demos (Friend ‘till the End, Agre Pamppers e PeaceMaker) que nunca foram enviados a nenhuma gravadora. A primeira música demo para o primeiro contrato com a gravadora Spinefarm Records foi Letter to Dana, escrita por Tony Kakko.

Em 1997, o nome da banda mudou para Tricky Means, e daquele ponto até 1999 fui muito trabalhado e drasticamente alterado, adquirindo forte ênfase nas melodias dos teclados e realçando uma fácil distinção nos ritmos do baixo e da guitarra. O vocalista Tony Kakko revelou seu estilo limpo de cantar que se apóia tanto em falsetes como em tenor. Durante esse tempo Pentti Peura deixou a banda.

Em 1999, a banda entrou nos estúdios para gravar a demo FullMoon. A banda era composta por Tony Kakko nos vocais e teclado, Jani Liimatainen na guitarra, Janne Kivilahti no baixo e Tommy Portimo na bateria. A demo foi então enviada à Spinefarm Records. Um contrato logo se encaminhou e a banda mudou seu nome para Sonata Arctica.

Mais tarde naquele ano, o primeiro single do Sonata Arctica (UnOpened) foi lançado na Finlândia. Ele entrou no Top 20 dos mais vendidos na semana do lançamento e logo a banda havia fechado acordos com marcas do mundo todo para o lançamento do primeiro álbum. O álbum Ecliptica saiu no final de 1999 e teve um lançamento global recebendo ótimas críticas.

Tony Kakko então decidiu se focar em cantar e começo a procurar por um novo tecladista. Mikko Harkin foi então convidado e ingressou para a banda.

De 2000 à 2001 a banda compôs e gravou para o seu próximo álbum (Silence) que foi lançado em Junho de 2001. Uma grande turnê se seguiu com shows na Europa (acompanhados do Gamma Ray) e no Japão. Em 2002, Sonata Arctica fez sua primeira excursão para a América, fazendo shows no Brasil e no Chile. Um álbum ao vivo (Songs Of Silence) foi lançado também naquele ano com músicas de shows da turnê do Japão.

No final de 2002, Harkin deixou a banda por razões pessoais. Seu terceiro álbum (Winterheart’s Guild) foi lançado com a ajuda do tecladista Jens Johansson do Stratovarius, que gravou os teclados solos enquanto Tony Kakko gravava as bases. O álbum foi lançado em 2003.

Na procura de outro tecladista, a banda recebeu muitos currículos e dois deles foram convidados para testes. Como os dois candidatos possuíam habilidades iguais, a banda decidiu escolher o que possuía a melhor personalidade. Para isso a banda passou uma noite bebendo com cada candidato para avaliar qual se adaptaria melhor a banda. Henrik Klingenberg foi escolhido e a tempo de participar da turnê que se seguiu apos o lançamento do Winterheart’s Guild. A maioria dos shows da turnê foram lotados.

Quando o contrato com a gravadora Spinefarm acabou, a banda recebeu convites de diversas gravadoras Europeias e acabou optando pela Nuclear Blast.

No inicio de 2004 a banda foi escolhida para abrir os shows da turnê japonesa do Iron Maiden. Em março daquele ano Tommy Portimo se tornou pai, sua mulher deu à luz uma filha.

Reckoning Night foi gravado em três meses e lançado em Outubro. Ambos, o sigle e o álbum ficaram no topo das vendas simultaneamente por seis semanas. Uma turnê promocional iria ter início, mas a banda foi convidada pela famosa banda Nightwish para se unir em sua turnê Europeia, então houve uma mudança de planos. Os próximos shows seriam para uma plateia de mais de dez mil pessoas.

No inicio de 2005 Nightwish convidou a banda para abrir os shows da sua turnê na América do Norte. A turnê foi eventualmente cancelada, o Sonata Arctica optou por fazer alguns shows no Canadá e nos EUA.

A banda então lançou um CD ao vivo juntamente com o DVD de nome For The Sake Of Revenge, que foi gravado em Tokio em Fevereiro de 2004, e lançado em 2006. Então Spinefarm Records lançou uma compilação tentando conseguir mais do seu contrato desde que o Sonata Arctica mudou de gravadora. A compilação de nome The End Of This Chapter foi lançada em Agosto de 2005 no Japão e Maio de 2006 na Europa.

Um jogo de computador está sendo planejado baseado na banda, nos músicos e nas musicas. O nome do jogo será Winterheart’s Guild tal como o álbum. O jogo será desenvolvido pela Zelian Games, e será um Action-RPG no estilo entre Fallout e Diablo. Futuros detalhes ainda não estão disponíveis, mas uma demo do jogo foi mostrada na Leipzig Video Game Conference em 2006, contendo Henrik Klingenberg como personagem.

Em Dezembro de 2006 a banda começou a gravar seu quinto álbum chamado Unia, que foi lançado em Maio de 2007.

Em 2007, o guitarrista Jani Liimatainen deixou a banda,dando lugar à Elias Viljanen

No ano de 2008, a banda lança as versões remasterizadas dos clássicos Ecliptica e Silence, e toca pela segunda vez no Brasil, fazendo shows em Curitiba e em São Paulo. Em 2009 é lançado o album The Days of Grays.
FONTE: LAST FM

Sonata Arctica é um dos gigantes do rock Finlandês e uma das grandes da nova geração do Heavy Metal mundial, a Nuclear Blast Records, que é uma das maiores gravadoras indenpendentes do mundo, está investindo muito nas bandas Finlandesas, e este novo álbum do Sonata Arctica promete ser o de maior sucesso comercial deles, o que não é pouco na Europa e Japão, e este novo single é um dos melhores já lançado por eles. 
[endtext]

10 comentários:

João Alexandre Rodrigues disse...

Gostei do som!!!

Guilherme Augusto disse...

Sempre com boas dicas... este mês a banda Wig Wam lançará o novo álbum, conhece ela? Banda muito boa com o melhor do som oitentista... :)

Larissa disse...

som legal esse...seu blog é bem interessante.

Mylla disse...

Preciso confessar que não sou lá a maior fã de power metal, hahaha, mas meu namorado deve curtir/conhecer essa música. :P

:*

http://hey-london.net

Jeh Pagliai disse...

Olá :)

Gostei! Bem do estilo que gosto... Hehehe

Beijinhos

ibagis disse...

post muito interessante

=]

bjkssssss

Guria Faceira disse...

olá guri

adoro a banda!

e curti o som

bjim guri

Marília disse...

Sonata Artica é umas bandas das quais me apaixonei e graças a ela comecei a ouvi metal, muito boas as musicas, o som, adoro.

Vinte e Três disse...

Quanto tempo faz que não escuto Sonata!
Vou até dar uma revirada nos álbuns deles que tenho aqui hehe

Yuri Futebolista disse...

Esta banda é boa! Finalmente uma que conheço um pouco mais a fundo!

Postar um comentário

 
Real Time Analytics