STEVE HARRIS - Us Against The World

[postlink]http://rocknrollpost.blogspot.com/2012/11/steve-harris-us-against-world.html[/postlink]http://www.youtube.com/watch?v=jxbLwYAV36Yendofvid[starttext]Stephen Percy “Steve” Harris (nascido dia 12 de março 1956) é um músico e compositor inglês, conhecido por ser o baixista, backing vocals, eventualmente tecladista, principal compositor e fundador da banda britânica de heavy metal Iron Maiden. Ele é o único integrante a permanecer na banda desde sua criação e, ao lado do guitarrista Dave Murray, a tocar em todos os álbuns.

Embora ele já tenha desejado se tornar um jogador de futebol, ele se interessou pelo rock em sua juventude, participando de duas bandas de bar, Gypsy’s Kiss e Smiler, antes de criar Iron Maiden no natal de 1975. Antes do Iron Maiden assinar o contrato com a EMI em 1979, Steve Harris trabalhou como desenhista técnico de arquitetura em East End, Londres, até ele ter sido demitido. Além de baixista e backing vocal do Maiden, Harris já foi várias outras coisas no grupo, como produtor e co-produtor de seus álbuns ,diretor e editor de videos ao vivo e tecladista no estúdio.

Steve trabalhava como desenhista arquitetônico em Londres, mas desistiu do trabalho quando fundou o Iron Maiden. Cogitou ser futebolista antes de virar músico - durante a década de 1970 chegou a jogar nas categorias de base do West Ham United, o time pelo qual torce.

Como baixista autodidata, o primeiro baixo de Steve foi uma cópia de um Fender Precision, que lhe custou 40 libras, aos 17 anos de idade. Hoje ele usa seu próprio Fender Precision Bass personalizado. Steve Harris foi influenciado por baixistas como Chris Squire do Yes, Mike Rutheford do Genesis, Andy Fraser do Free, Martin Turner do Wishbone Ash, Geddy Lee do Rush, Geezer Butler do Black Sabbath e John Entwistle do The Who. Um de seus baixistas favoritos é Pete Way do UFO, que também influenciou seu estilo e performance de palco.

A primeira banda de Harris foi a banda “Influence”, que foi mais tarde renomeada para Gypsy’s Kiss. Porém, depois de sete apresentações, o grupo acabou e Harris decidiu se juntar a uma banda da região leste de Londres chamada Smiler. Nesta banda estavam o baterista Doug Sampson, o vocalista Dennis Wilcock e os guitarristas Mick e Tony Clee. Mick e Tony, oito anos mais velhos que Steve, eram os líderes da banda. Para Steve, foi experiência interessante, mas relativamente bem curta. A banda chegou a fazer uma versão de Innocent Exile, mas recusaram-se a tocar a primeira composição de Harris (“Burning Ambition”), com a justificativa de que ela mudava muitas vezes a fórmula de compasso (mudanças de andamento).

Frustrado, Harris saiu da Smiler e resolveu buscar novos músicos para uma banda nova, o Iron Maiden. O nome foi retirado do filme O Homem da Máscara de Ferro, baseado na obra de Alexandre Dumas.

Harris foi casado duas vezes e tem 6 filhos. Sua filha Lauren Harris é cantora, chegando a abrir shows do Iron Maiden, e seu filho George toca guitarra na banda Burn In Reason. Harris é também proprietário do Eddie`s Bar em Santa Bárbara de Nexe, Algarve, Portugal, onde também tem uma casa.

Harris é o principal compositor da banda, e em alguns álbuns participa de todas as canções. Também costuma ser o co-produtor dos discos e participar da mixagem, e chegou a dirigir alguns videoclipes e vídeos de apresentações.

O baixo de Steve Harris é marcado pela “galopagem” - uma nota seguida por duas outras tocadas em rápida sucessão. Harris não usa palhetas, e costuma passar giz nos dedos antes de tocar. Além do baixo, Harris faz backing vocals e toca teclado no estúdio (nos shows, o músico Michael Kenney cumpre essa função).
FONTE: LAST FM

Novo vídeo clipe da carreira solo do chefão do Iron Maiden. só acho que ele deveria ter procurado por outro vocalista, esse é meio fraco.

http://www.steveharrisbritishlion.com/
[endtext]

3 comentários:

Micael Araújo Andrade disse...

Bruce Dickson é bem melhor!

Marijleite disse...

O vocalista tem uma voz diferente, talvez um pouco baixa para a música, mas até que o clipe ficou legal.

Cafajeste Sedentario disse...

Um bom músico,mas n curto mt o trabalho dele nem do iron

Postar um comentário

 
Real Time Analytics