GOTTHARD - Give Me Real

[postlink]http://rocknrollpost.blogspot.com/2012/12/gotthard-give-me-real.html[/postlink]http://www.youtube.com/watch?v=IUqRv30FIaQendofvid[starttext]Gotthard é uma banda de hard rock originária de Lugano, Tessin, na Suíça.
A história do Gotthard começa em 1989 na cidade de Lugano, Suíça, quando o vocalista Steve Lee e o guitarrista Leo Leoni deixam o Forsale e montam a banda Krak, gravando um álbum que permanece na gaveta até hoje. O amigo e baixista Marc Lynn completa o time e depois de algumas trocas de baterista, Hena Habegger assume o posto.

Banda estabilizada, começam a trabalhar forte, com o propósito de fazer um som de alto nível, que pudesse ultrapassar as fronteiras suiças para ganhar a Europa. Os integrantes não estavam contentes com o nome Krak, pois tinha muita semelhança com o Krokus, outra banda suíça. Leo Leoni sugere o nome Gotthard, que é uma referência a uma grande e rochosa montanha suíça.

No inicio de 1992 a banda lança o ‘single’ “Firedance” e na metade do ano sai o primeiro álbum, auto-intitulado, com a produção de Chris Von Rhor (baixista do Krokus), gravado e mixado por Pat Regan. O álbum trazia o Santo Sudário na capa e permaneceu por quinze semanas no topo dos charts suíços.

Com o sucesso do álbum, a banda gravou clipes para “Hush” e “All I Care For” que passaram na MTV e outros canais de TV suíços. A banda tocou em vários festivais pela Europa. Em 1993 a banda foi nomeada ao World Music Awards e foi vencedor de dois prêmios suíços, o Rete 3 Award e o Golden Reel.

No ano seguinte lançam “Dial Hard”, novamente produzido por Chris Von Rhor. Realizam uma extensa turnê, tocando em vários festivais incluindo o de Mountreux, transmitido ao vivo para toda a Europa.

Em 1996 veio “G”, que ganhou status de platina na Suíça, e permaneceu por várias semanas como o álbum suíço n.01 no Top 50 da Alemanha. No final do mesmo ano a banda apresenta seu mais novo guitarrista, Mandy Meyer, que já havia passado pelo Krokus e Asia entre outras bandas.

No começo de 1997, a banda lança o single “One Life One Soul” com a cantora lírica Montserrat Caballé. A música permaneceu por várias semanas nas paradas suíças, fazendo com que a banda aparecesse ao lado de Montserrat em programas de TV da Suíça, Alemanha e Espanha. Neste mesmo ano lançam um álbum acústico chamado “Live & Acoustic D’Frosted”.

Em 1999 chega o quinto álbum, “Open”, um trabalho diferente dos anteriores, mais leve e melódico. No ano seguinte, mais um lançamento: “Homerun”, que aumentou ainda mais o prestígio da banda por toda a europa. Em março de 2002 o Gotthard lançou um DVD ao vivo chamado “More Than Live”. Também é de 2002 o álbum “Human Zôo”, gravado no próprio estúdio da banda, na Suíça.

Após um longo tempo, a parceria com a gravadora BMG terminou. A banda já não estava contente por não ter seus álbuns lançados mundialmente. Atualmente a banda está finalizando o lançamento de um álbum ao vivo, gravado durante a turnê do “Human Zôo”, em 2003. A banda está escrevendo o tema da Equipe Olímpica Suíça para os jogos de Atena/2004 e já começaram a escrever músicas para o próximo álbum de estúdio, que tem seu lançamento previsto para 2005.

O vocalista Steve Lee Faleceu no dia 5 de outubro de 2010 em um acidente em Mesquite, Nevada, quando um caminhão bateu em uma série de motocicletas estacionadas e uma delas atingiu Lee.
FONTE: LAST FM

Agora estão com um novo vocalista, e continuam fazendo sucesso em alguns países da Europa. Gotthard é a segunda maior banda de Rock da História da Suíça, só ficando atrás do Krokus, que foi um das maiores bandas de Rock do mundo durante um curto período dos anos 80.

http://www.gotthard.com/
[endtext]

4 comentários:

Felix J. Pinto disse...

Eu não conhecia, adorei esse som!

Lucas Adonai disse...

Cara, o som dos caras é muito bom!

Cafajeste Sedentario disse...

Toca direto na kiss fm e no discorama da atlantida,grande banda

Guilherme Augusto disse...

Puta música, puta álbum, puta banda, uma zona de qualidade rsrs

Postar um comentário

 
Real Time Analytics